Atente-se ao calendário de pagamentos do IR via pix!

Blog Aut Curadoria (geraldo) - GR Contábil
Classifique nosso post [type]

A Receita Federal divulgou nesta quinta (24) as regras para a declaração do Imposto de Renda em 2022; primeiro lote de restituições será pago no dia 31 de maio.

Os contribuintes que tiverem Imposto de Renda a restituir neste ano poderão receber o dinheiro via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. A Receita Federal divulgou nesta quinta (24) as regras para a declaração do Imposto de Renda em 2022. O primeiro lote de restituições será pago no dia 31 de maio.

Ainda haverá a opção de pagamento por conta-corrente, aquela que é informada na etapa final do preenchimento da declaração.

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 será das 8h do dia 7 de março até o dia 29 de abril.

Segundo a Receita Federal, a adoção do Pix vai facilitar o pagamento das restituições, pois torna também mais fácil a alteração de conta para o crédito dos valores. Com o sistema instantâneo, o Fisco espera reduzir a necessidade de reagendamento dos créditos devido a contas inválidas ou com números incorretos.

Para usar o Pix no recebimento da restituição do IR, o contribuinte precisa ter uma chave Pix com seu CPF. As demais chaves, que usam o email, telefone e um número aleatório, não serão permitidos.

O dinheiro da restituição será pago entre maio e setembro.

CRONOGRAMA DE RESTITUIÇÃO DO IRPF 2022

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 29 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro

O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, disse que a inclusão do Pix como meio de recebimento da restituição não altera as regras de prioridade para a liberação da restituição. Recebem antes idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e profissionais do magistério.

A principal vantagem do uso Pix é que ele dispensa a inclusão de informações como agência e conta. O dinheiro será enviado à conta vinculada ao CPF.

“Há contribuintes que trocam de banco e aí passado um tempo ele quer receber a restituição em outro banco e aí tinha que procurar a Receita ou retificar a declaração, agora não”, afirmou o auditor-fiscal.

DARF PARA QUEM TEM IMPOSTO A PAGAR

O Pix também poderá ver usado para quitar o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), usado pelos contribuintes com imposto a pagar. Para esses, caso decidam programar débito automático, será necessário enviar a declaração do IR até o dia 10 de abril. O vencimento da primeira cota será no dia 29 de abril.

Quem é obrigado a declarar e atrasa paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Fonte: Paraná Portal

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Empreendedores brasileiros têm buscado qualificação para aumentar as chances de…
Cresta Posts Box by CP
Envie uma mensagem para nós!