Capital de giro: saiba o que é e a importância de geri-lo corretamente

Confira O Guia Do Imposto De Renda Para Produtos Agricolas Blog - GR Contábil
5/5 - (1 vote)

Conheça o que é o capital de giro e como ele pode ajudar o desenvolvimento da sua empresa

Entenda o que é o capital de giro e por que ele é importante em sua empresa. Leia o material que preparamos e fique por dentro 

No artigo de hoje, vamos bater um papo sobre o capital de giro, buscando entender o seu conceito, as dificuldades que você poderá ter ao lidar com esse assunto e também o que fazer para estar em dia com ele em seu empreendimento.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material, faça uma ótima leitura e entenda como otimizar a gestão financeira do seu negócio.

Qual a importância do setor financeiro de uma empresa?

A gente sabe que todos os setores são importantes para o seu negócio, todavia o setor financeiro tem um grande destaque em suas rotinas.

Isso porque os vários outros departamentos dependem dele para poderem operar.

Por exemplo, o setor de compras precisa saber quais os limites que devem ser respeitados ao fazer um novo pedido, principalmente quanto a valores totais, a prazos que devem ser negociados e, também, ao valor da parcela.

O setor de vendas precisa saber em quantas vezes as vendas podem ser divididas, qual o percentual de desconto que pode ser oferecido, quais as diferentes formas de pagamento praticadas, dentre outros.

Todos esses pontos que trouxemos envolvem controles, análises e decisões que precisam passar antes pelo setor financeiro.

Sendo assim, uma ineficiência na gestão desse departamento poderá comprometer as rotinas de toda empresa.

Isso porque, por exemplo, não estabelecer limites o negócio poderá ficar sem recursos para pagar seus fornecedores e, consequentemente, não ter mercadorias para revender ou insumos para produzir.

Ademais, é possível que o empreendimento tenha que lidar com dificuldades no pagamento de seus colaboradores, impactando a eficiência produtiva.

Além disso, pode ocorrer, também, o atraso do pagamento de impostos, fazendo com que a dívida cresça, havendo sérias dificuldades junto ao Estado.

Nesse sentido, quando a gente fala em pagamento, um ponto importante que deve ser lembrado é o capital de giro.

Sobre ele, vamos conversar no próximo tópico, mas, antes, aproveite para ler alguns materiais que vão ajudar você a dar mais eficiência à sua gestão:

O que é o capital de giro?

Como você já percebeu, a sua empresa precisa, frequentemente, utilizar recursos para pagar os mais diferentes tipos de gastos.

O capital de giro consiste justamente no valor que será utilizado para cumprir esses compromissos.

Ele é fundamental para a empresa em qualquer momento, contudo, nos primeiros meses, costuma demandar mais atenção, tendo em vista que, na maioria dos empreendimentos nesse período, a entrada de recursos costuma ser bem reduzida.

O capital de giro pode ser compreendido como a soma de todos os recursos disponíveis no caixa da sua empresa, subtraída dos valores referentes às contas a pagar e às despesas do seu empreendimentos. 

Quais dificuldades que gestores têm quanto ao assunto?

Apesar da importância, ter um controle adequado do capital de giro de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil.

Isso porque é importante que o gestor conte com as ferramentas certas, tenha disciplina e um rigoroso controle ao registrar toda a sua movimentação.

Diante disso, é fundamental contar com um programa adequado para realizar o acompanhamento.

Isso não quer dizer adotar o mais caro, mas sim o mais eficiente, ou seja, aquele que melhor atenda às necessidades do seu empreendimento, como geração de relatórios, por exemplo, e que também esteja alinhado à capacidade de pagamento da sua empresa.

Pode ser necessário também revisar os seus processos para garantir que as informações obtidas representem, de fato, a sua realidade.

Ainda, é fundamental que você interprete esses dados considerando particularidades do seu empreendimento.

Lidar com essas questões, na prática, nem sempre é uma tarefa fácil, mas é necessária para ter um controle adequado do seu capital de giro.

Por que você precisa geri-lo corretamente?

Dar a atenção necessária para esse assunto em seu empreendimento é necessário, pois, caso contrário, você poderá ter que lidar com situações complicadas envolvendo suas finanças.

Uma delas é ter que lidar com o limite do seu cheque especial a fim de quitar dívidas do seu dia a dia — ou, então, ter que recorrer a empréstimos para capital de giro; ambos possuem altas taxas de juros e podem fazer com que sua empresa adquira ainda mais dívidas.

Na verdade, esses são produtos financeiros mais caros, visto que problemas ligados ao capital de giro costumam representar um indicativo que as finanças de uma empresa não vai bem, aumentando os riscos da empresa não quitar a dívida assumida.

Como ter um acompanhamento adequado do seu capital de giro?

Além das dicas que já trouxemos até aqui, como ter um controle eficiente das suas rotinas, usar ferramentas adequadas, é importante ter outros cuidados para gerir corretamente esses tipos de recursos.

Por exemplo, é fundamental que toda decisão tomada que envolva se comprometer financeiramente seja feita com cautela, considerando se a sua empresa poderá arcar com essa obrigação no futuro.

Contar com um controle do fluxo de caixa pode ajudar nessa tarefa.

Ainda, é primordial que você busque enxugar gastos, proteger sua empresa contra fraudes e adotar medidas que contribuam para otimizar a maneira como você gasta o dinheiro do seu empreendimento.

No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar você nessa tarefa:

Escritório Geraldo: conte com quem entende para facilitar a gestão financeira do seu empreendimento

Nós, do Escritório Geraldo, somos uma contabilidade especializada nesse assunto e vamos ajudar você a lidar com esse tema da maneira certa com esse tema.

Quer saber como?

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e entenda como vamos ajudar você nessa tarefa. 

Quero otimizar a gestão financeira da minha empresa!

Summary
Capital de giro: saiba o que é e a importância de geri-lo corretamente
Article Name
Capital de giro: saiba o que é e a importância de geri-lo corretamente
Description
Conheça o que é o capital de giro e como ele pode ajudar o desenvolvimento da sua empresa. Saiba mais no nosso artigo!
Author
Publisher Name
Escritório Geraldo
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Confira agora o passo a passo de como emitir nota…
Cresta Posts Box by CP
Envie uma mensagem para nós!