Conheça os números referentes ao endividamento de famílias no PR

127 Escritorio Geraldo - GR Contábil
Classifique nosso post [type]

Levantamento da Fecomércio aponta que situação reflete retomada da confiança com gastos por parte da população; cartão de crédito lidera fonte de dívidas dos paranaenses.

A taxa de famílias paranaenses que terminaram o ano com contas para pagar foi de 90,4% em 2021, segundo uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).

O resultado aponta aumento do endividamento da população no ano passado, em relação a 2020, quando foi de 89,6%, e um retorno ao mesmo patamar de antes da pandemia: em 2019 também foi de 90,4%.

Apesar da alta das dívidas, a federação destaca que os números apresentam resultado animador para a economia do estado. Para o comércio, é sinal de que as famílias voltaram a procurar mais crédito para garantir o consumo.

Conforme a pesquisa, no ano passado, a maior parte da dívida dos paranaenses é composta por gastos com cartão de crédito (71,9%), utilizado também para manter as necessidades básicas das famílias.

“O cartão é utilizado para manter um padrão de consumo. Depende do rendimento das famílias, algumas estão usando até para compra de alimentos, para prioridades básicas. Vimos que a inflação atingiu principalmente as famílias de menor renda”, disse o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schimidt.

A pesquisa revela que uma parcela considerável de pessoas também se endividou para comprar casa própria (9,3%) ou para comprar um carro (12,2%), em 2021.

Flávio Lisboa, que é dono de uma loja de veículos, comentou que a parcela de clientes que recorreu aos financiamentos para adquirir um carro próprio teve alta significativa.

“O índice de volume de financiamento aumentou muito. Onde, antes, eram 60%, 70% o volume dos carros financiados no total de vendas, hoje pulou para cerca de 90% do total de vendas”, disse.

Fonte: G1

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Pesquisa da Visa também aponta que adesão ao pagamento digital…
Cresta Posts Box by CP
Envie uma mensagem para nós!