Inovabilidade: esse termo faz parte do dia a dia da sua empresa?

Blog Aut Curadoria (geraldo) - GR Contábil
Classifique nosso post [type]

O conceito associa as práticas da inovação e da sustentabilidade na produção de soluções, produtos e serviços

Inovabilidade, do inglês, innovability, é um termo relativamente novo e ainda pouco conhecido por muitos empreendedores. O conceito carrega o valor de associar inovação e sustentabilidade na geração de produtos e serviços de uma empresa. Na prática, a inovabilidade é mais um avanço do ecossistema de inovação, no sentido de promover estratégias de desenvolvimento competitivo, rentável e com responsabilidade socioambiental.

O crescimento dos debates políticos entre países de todo o mundo sobre ações de impacto nas mudanças climáticas, a ascensão das práticas ESG (ambiente, social e governança) e o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas são apenas alguns exemplos de que a inovabilidade é um dos novos pilares para os negócios, independente do porte.

O analista de inovação do Sebrae, Philippe Figueiredo, explica que a inovabilidade é um valor que pode ser aplicado em qualquer negócio, mas costuma fazer parte dos princípios das empresas de grande e pequeno porte por necessidades diferentes. “No caso das grandes empresas, elas costumam estabelecer a inovabilidade para aperfeiçoar processos, mitigar impactos ou melhorar fluxos de operação, por exemplo. São movimentos que acontecem com a empresa em funcionamento. Nos micro ou pequenos negócios, a inovabilidade costuma ser um valor que já nasce com a empresa, que surge em muitos casos para promover impacto social e resolver dores que já foram do próprio dono”, explica.

O futuro da inovação

Com objetivo de discutir sustentabilidade e outros temas que permeiam o universo da inovação, vem aí o 9º Congresso de Inovação da Indústria, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio do Sebrae, que está com inscrições abertas. Durante os dias 9 e 10 de março, de forma online e presencial, o evento reunirá empreendedores, pesquisadores e players de inovação nacional e internacional.

Conceitos de inovabilidade entram em pauta logo no primeiro dia, no palco principal com o CEO do Technology Innovation Institute, Ray Johnson, falando sobre o futuro da sustentabilidade impulsionada pela inovação, a partir das 11h45. Na sequência, a inovação como principal estratégia de sustentabilidade também será abordada no painel com o fundador da Granbio, Bernardo Gradin, o conselheiro da Natura, Pedro Passos, o diretor Executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano/A, Fernando Bertolucci e o CEO da VG Resíduos, Gui Arruda.

O 9º Congresso de Inovação da Indústria contará ainda com um espaço oferecido pelo Sebrae para debates que impactam diretamente os micro e pequenos negócios. O Lounge Sebrae terá palestras, mentorias, consultorias e rodadas de negócios para os empreendedores participantes.

Fonte: Administradores.com

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Ideias de como empreender em 2022 no Brasil com poucos…
Cresta Posts Box by CP
Envie uma mensagem para nós!