PDCA: saiba o que é, como fazer e as vantagens para a gestão da sua empresa

Blog Aut Curadoria (geraldo) - GR Contábil
Classifique nosso post [type]

O método PDCA é uma ferramenta de gestão que traz melhorias contínuas aos processos da empresa.

O método PDCA é uma ferramenta de gestão que traz melhorias contínuas aos processos da empresa, seja ela no setor de eventos ou de racks para servidor.

A forma como um gestor evidencia seus processos, influencia diretamente na qualidade dos serviços oferecidos e na satisfação dos clientes. Por isso, é fundamental buscar formas de otimizar sua execução, tornando-as mais simples e ágeis. Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é PDCA?

O nome PDCA vem da língua inglesa (Plan, Do, Check, Act), e cada uma de suas iniciais refere-se a uma etapa de aplicação do método. Em português: planejar, fazer, verificar e agir.

Isso facilita a identificação e correção de problemas que podem afetar os resultados do negócio e também ajudam no alcance dos objetivos. Vamos falar sobre cada um deles:

Plan

A primeira etapa do PDCA consiste em fazer um planejamento que norteará toda a metodologia.

Essa é uma fase que se equipara com uma válvula de retenção, pois identifica os processos que podem ser mais beneficiados pelo método e os trás para si (não deixa que nada escape).

Quais setores vêm apresentando problemas como lentidão, falta de produtividade ou necessidade de redução de custos? Todos eles são grandes candidatos a serem o ponto de partida para a aplicação do método.

É importante saber que o objetivo do método PDCA é identificar o que vem causando malefícios e o que pode ser feito para que eles não voltem a acontecer.

Do

Partimos para implementar as medidas que foram definidas na fase anterior. Certificar que todos se comprometam na execução das ações propostas e saibam exatamente como fazê-lo é importante.

Se for de outra maneira, seria como pedir o conserto de portão automático e ter o serviço feito pela mentade. É necessário que organize reuniões e ofereça treinamentos antes do início das atividades, para que tudo ocorra conforme o planejado.

Além disso, registre todas as implementações para a resolução dos problemas, bem como a data e a equipe envolvida em sua execução.

Check

Compare as soluções encontradas com os objetivos definidos na fase de planejamento. Pergunte a si mesmo e àqueles que estão contigo: os objetivos foram alcançados?

Caso a resposta positiva, verifique se tudo ocorreu dentro das datas estabelecidas ou se os procedimentos precisam passar por mais melhorias. Não se esqueça de anotar todas as suas observações.

Act

Agora que já sabe se as medidas adotadas foram eficientes ou não, aja em cima delas. Se os objetivos foram alcançados, é um sinal de que os procedimentos estão no caminho certo e, provavelmente, devem ser tomados como padrão de agora em diante.

Mas se as medidas não trouxeram os resultados esperados, identifique o que causou esse problema e busque novas formas de obter os devidos sucessos.

Qual o melhor jeito pra fazer isso? Reiniciar o ciclo PDCA e passar novamente pelas quatro etapas: não deixe de fazer um novo projeto para definir novas ações, se achar pertinente.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Prazo do IRPF: 5 motivos para não deixar a declaração…
Cresta Posts Box by CP
Envie uma mensagem para nós!