Processos trabalhistas: 7 dicas para ficar longe deles!

7 Atitudes De Gestao Para Evitar Problemas Trabalhistas Blog - GR Contábil
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Com essas 7 dicas vai ser muito mais fácil ficar longe de processos trabalhistas em sua empresa! 

Evite processos trabalhistas em seu empreendimento com essas 7 dicas de ouro!

Ter que lidar com processos trabalhistas é o temor de muitos empresários.

E com razão, temos uma legislação bastante complexa e que, por vezes, acaba até mesmo comprometendo a geração de empregos e competitividade do negócio.

Mas ela é um fato e negá-la só vai expor seu empreendimento a mais riscos nessa área.

Sabendo disso preparamos um artigo com dicas importantes, que você, empresário e gestor, deverá seguir, as quais vão ajudar você a evitar que sua empresa venha, no futuro, ser alvo de algum tipo de processo trabalhista.

Dito isso, leia com muita atenção nosso material e entenda com facilitar o cumprimento da legislação no seu empreendimento.

O que é um processo trabalhista?

Podemos entender como processos trabalhistas como ações movidas contra empregadores, por colaboradores, nas quais se reclama o desrespeito aos  direitos do trabalhador.

Atualmente temos várias leis que devem ser seguidas e que buscam promover uma relação harmoniosa entre empresas e funcionários, como por exemplo:

  • Consolidação das Leis do Trabalho;
  • Constituição Federal de 1988;
  • Convenções coletivas, etc.

O cumprimento de alguma dessas regras expõe o seu negócio a ter que responder judicialmente.

Ainda, dependendo da situação, processos trabalhistas podem dar origem a outros, em outras esferas, como o criminal, por exemplo.

É importante lembrar que situações desse tipo trazem muitos desconfortos para todos os envolvidos, gerando estresses, gastos, dentre outros.

Sendo assim, é importante que se busque preservar relações respeitosas para evitar que conflitos acabem, de alguma maneira, parando no judiciário.

Quais as maiores dificuldades que gestores têm quando se trata desse assunto?

Tratando-se de processos trabalhistas, um dos maiores desafios que os empresários enfrentam está relacionado ao cumprimento das leis.

Existem muitos detalhes que podem fazer com que a empresa possa ser acionada na justiça.

Por exemplo, caso uma empresa pratique atos caracterizados como acúmulo ou desvio de função, poderá, futuramente, vir a ser acionada judicialmente.

No dia a dia, devido às próprias exigências do ambiente corporativo, isso pode acabar acontecendo de maneira espontânea.

Mesmo assim, é necessário ficar atento quanto aos direitos dos seus colaboradores em situações como essas.

Quais as 7 dicas que vão ajudar a evitar processos trabalhistas em um empreendimento?

Então nas próximas linhas traremos informações importantes, as quais vão ajudar você a evitar que sua empresa seja vítima de processos trabalhistas.

Dica #1 – Atente-se ao que a lei determina!

Já pensou você ter que comprir uma norma que não conhece, que nem sabe que existe?

É uma situação bastante difícil, às vezes até mesmo impossível, concorda?

Para que você tenha segurança sobre as ações que sua empresa deverá realizar é importante, inicialmente, conhecer a lei.

Então, faça um levantamento e todas as normas que você precisa atender, isso vai ajudar no cumprimento da legislação e evitar processos trabalhistas.

Dica #2 – Promova um ambiente respeitoso

Ao promover o respeito no seu ambiente interno você contará com colaboradores mais engajados, o estresse tende a reduzir, o conhecimento geralmente é melhor compartilhado e tudo isso impacta em funcionários mais motivados e empresa mais lucrativa.

Dica #3 – Ouça as reclamações os seus colaboradores

Ouvir as queixas dos seus empregados vai ajudar você a entender, de fato, o que precisa ser melhorado no seu estabelecimento.

Entender o que incomodam seus colaboradores é o passo inicial para identificar pontos que necessitam ser mudados, isso facilita, inclusive, identificar aspectos que não estão de acordo com a legislação e cultura da empresa. 

Dica #4 – Documente tudo o que for necessário

Outro aspecto importante, que deve ser considerado no dia a dia da sua empresa é documentar tudo o que você considerar relevante.

Isso vale para pagamentos, recebimentos, etc.

Lembre-se que, no caso de alguma ação trabalhista, contar com essa documentação vai ajudar você a levantar provas com mais facilidade.

Dica #5 – Ajuste suas rotinas

De nada adianta você levantar todas as leis que sua empresa precisa atender, todos aspectos que precisará cumprir, se eles não estão sendo seguidos pelo seu empreendimento.

Nesse ponto, um aspecto importante, que vai contribuir para evitar processos trabalhistas em seu empreendimento é adequar suas rotinas.

Sendo assim faça a divisão de tarefas da maneira adequada, cuidado com a jornada de trabalho dos seus colaboradores e garanta que tudo seja devidamente registrado no controle de ponto.

Dica #6 – Tenha um Código de Ética que funcione

Elaborar um Código de Ética para sua empresa é importante.

Mas lembre-se que ele deve servir como diretriz para que a cultura da sua organização se desenvolva.

O seu Código de Ética deve ser praticado e cobrado no dia a dia dos seus colaboradores.

Então elabore um documento que, de fato, seus funcionários conheçam e de fato, funcione no cotidiano da sua empresa.

Dica #7 – Conte com apoio especializado

Se existe uma estratégia eficiente e que vai ajudar você a cumprir com todas as outras que trouxemos em nosso material, essa é ter ao seu lado um profissional que entenda das rotinas da sua empresa e que tenha domínio da legislação trabalhista e previdenciária, como, por exemplo, um contador.

Ter apoio de quem entende facilita com que você possa estar em dia com suas obrigações e promover um contexto em sua empresa seguro e motivador para seus funcionários.

Por meio do trabalho desse profissional fica muito mais fácil que você atenda às suas obrigações constantes na legislação e tenha mais eficiência quando se trata de proteger o seu empreendimento contra processos trabalhistas.

Escritório Geraldo: com nossa ajuda, promover compliance trabalhistas e previdenciário em seu empreendimento é muito mais fácil

Como a gente pode ver em nosso material, estar em dia com a legislação trabalhista é essencial para que sua empresa não sofra processos judiciais.

Seguir as dicas que trouxemos em nosso material, vai ajudar você nessa tarefa e nós, do Escritório Geraldo, somos especialistas nessa área e podemos ajudar você a proteger sua empresa e se adequar ao que a legislação exige, tudo com mais praticidade e facilidade

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Processos trabalhistas: 7 dicas para ficar longe deles!
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Com essas 7 dicas vai ser muito mais fácil ficar longe de processos trabalhistas em sua empresa! Confira mais detalhes agora mesmo.
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