Será que a liderança é uma característica que pode ser desenvolvida? Entenda!

127 Escritorio Geraldo - GR Contábil
Classifique nosso post [type]

Não podemos ter em mente que apenas treinamentos têm o poder de produzir novas lideranças

Sim, é possível. O nível de desenvolvimento depende de diversos fatores como personalidade, valores, estabilidade emocional, histórico de vida e vários pontos que impactam diretamente no comportamento das pessoas.

Por outro lado, existem ações de desenvolvimento que podem trabalhar diretamente nas competências requeridas para a função e também, de forma indireta, no comportamento dos novos líderes.

O que não podemos ter em mente é que apenas treinamentos têm o poder de transformar ou de desenvolver pessoas em novos líderes.

Houve uma pesquisa feita por Morgan McCall e seus colegas do Center for Creative, na Carolina do Norte, que elaborou uma nova visão na formação de líderes, chamada de teoria 70:20:10.

A pesquisa demonstra que os gestores são formados com base na exposição em três níveis de ações de desenvolvimento. Os pesquisadores alegaram que as competências são 70% provenientes de missões mais delicadas e experiências, 20% de interação com outros profissionais – principalmente seus superiores –, enquanto treinamentos e estudos pessoais representam os 10% da teoria criada com base nesse estudo.

Essa pesquisa foi um marco na educação corporativa, pois nos mostra alternativas de desenvolvimento que não somente os treinamentos, e sim outras ações, que juntas representam 90% de impacto na formação dos líderes.

Nos tempos atuais a crença é a de que a carreira é responsabilidade da própria pessoa e não necessariamente da empresa na qual ela trabalha. Desse modo a pergunta chave que faço é: o que você está fazendo para se desenvolver como líder dentro dos limites da teoria 70:20:10?

Normalmente vejo os jovens terem uma preocupação muito grande com ações que representam os 10% da teoria e implicam em apenas 10% de impacto na formação de líderes.

Devemos rever nossos conceitos e refletir que essas ações tradicionais de desenvolvimento são muito importantes, mas não atuam sozinhas na sua formação para alcançar cargos de líder.

Perguntas como: quais experiências são necessárias na nossa carreira para nos desenvolvermos como líderes? Devem ser experiências nacionais ou internacionais? Essas experiências dependem exclusivamente das empresas em que trabalhamos? Quem poderiam ser as pessoas que de fato nos ajudariam a reduzir os gaps de competência que temos? Estamos abertos, realmente, para mudanças?

Pense nessas perguntas e trace um plano de desenvolvimento para a sua formação de líder. Com esse plano, trilhe a sua carreira totalmente suportada em ações que desenvolvam você como líder para os momentos atual e futuro.

Quando chegar à conclusão das competências a serem desenvolvidas e do seu plano de execução, inicie o passo seguinte: definir uma visão de futuro que te mostre as competências requeridas para os próximos 10 anos.

Pense em tudo isso e se prepare para hoje e para o futuro. Afinal, como dizem alguns especialistas, vivemos um apagão de líderes. Essa pode ser sua oportunidade para uma carreira profissional de sucesso.

Fonte: Administradores.com

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Valor para última categoria é de R$ 1.870, maior piso…
Cresta Posts Box by CP
Envie uma mensagem para nós!